top of page

Saiba Mais - Chapa 17-18

“A mudança não virá se esperarmos por outra pessoa ou outros tempos. Nós somos aqueles por quem estávamos esperando. Nós somos a mudança que procuramos.”
-Barack Obama

 

CONTEXTO

     O Grêmio do COLUNI foi fundado, originalmente, em 1992 – vinte e sete anos depois da criação do próprio colégio – como uma entidade de representação estudantil e promoção de eventos para a comunidade escolar. Entre gestões mais ativas e menos ativas (e períodos de hiatus), chegou até a década de 2010, na qual faria 20 anos, com novos desafios.

     Após uma série de gestões altamente ideológicas, que priorizaram agendas político-partidárias ao invés das necessidades reais dos estudantes do Colégio, em 2016 foi eleita uma “chapa de protesto”. Sem o desejo de efetivamente realizar alguma atividade, somente de vencer a chapa ideológica, a chapa eleita ficou paralizada, desativando o Grêmio.

     Em agosto de 2017, após um semestre bem-sucedido de atividades como representantes discentes, os alunos Cristóvão Borba e Matheus Seppe deram início à mobilização para reativação do Grêmio Estudantil. Seppe foi Presidente da Comissão Eleitoral, que teve supervisão do Professor Allain Oliveira. A eleição da Gestão 2017/2018 que reativou o Grêmio Estudantil foi realizada no início de agosto de 2017. 

NOSSA HISTÓRIA

     A missão que estabelecemos para o nosso mandato consistia em conquistar a participação dos estudantes, reestruturar as finanças e os bens do Grêmio, promover eventos e momentos de confraternização, tudo isso enquanto nos mantinhamos afastados das disputas políticas que o Brasil enfrentava naquele momento – que haviam matado o Grêmio um ano e meio antes. E, vale lembrar que, em 2017, política era um campo minado.

     Em 2017, fomos dando início, com paciência, às atividades do Grêmio: organizamos os primeiros torneios de queimada e vôlei; enviamos representantes do COLUNI ao Congresso da União Estadual dos Estudantes de Minas Gerais; debatemos a Reforma do Ensino Médio e a reformulação do Edital do Exame de Seleção do COLUNI; realizamos o Festival de Halloween e lançamos o COLUNI na Rua, projeto que buscava integrar a escola à comunidade viçosense. No entanto, ainda faltava alguma coisa: criar um vínculo, um espírito de comunidade, que fizesse os alunos do colégio se sentirem representados pelo Grêmio.

     A oportunidade veio em fevereiro de 2018, quando a Comissão Organizadora da Gincana decidiu acabar com a divisão entre turmas e criar a divisão com base nos quatro elementos (Ar, Terra, Fogo e Água). Apelidada de “Gincana Avatar”, sofreu desde o primeiro momento um alto repúdio dos estudantes, que demandavam a manutenção das equipes A, B, C e D. O Grêmio, desde o princípio, se manifestou contrário à mudança, e articulou para impedir a alteração. Em uma manifestação histórica dos estudantes no primeiro dia de aula, no qual todos os estudantes foram de preto, fizemos um contundente discurso em defesa da Gincana e das equipes por turma. Naquela ocasião, também foi lançado o jornal discente do COLUNI, O Prisma. 

     Desse momento em diante (e com a vitória do movimento em prol da manutenção da divisão por turmas), o Grêmio ganhou outros ares: conquistamos não apenas o carinho, mas também o respeito dos estudantes. Isso nos deu coragem para a realização de sonhos maiores…

     Foram lançados, simultaneamente, diversos projetos: o Conversation Club, para a prática do inglês entre os alunos; o SimulaCOLUNI, que oferecia simulados do ENEM aos alunos do terceiro ano; o CineCOLUNI, que exibia filmes especial, com direito à open pipoca; o retorno das Simulações Internas do COLUNI (SICs), projeto de simulações de comitês das Nações Unidas; a parceria com a Câmara Municipal de Viçosa para participação do colégio no Parlamento Jovem de Minas Gerais; o Encontro com o Grêmio, para reunir as demandas dos estudantes ao vivo; além da realização dos segundos torneios de queimada e vôlei. Além disso, também conquistamos o retorno da participação do COLUNI na MiniOnu, maior simulação da ONU da América Latina.

      Dois outros projetos merecem destaque: o I Fórum Social do Grêmio, que debateu o tema “Homossexualidades no Ambiente Escolar”, que contou com a presença de mais de 400 estudantes do COLUNI para ouvir uma palestra do professor Anderson Ferrari (UFJF) sobre o combate à homofobia nos espaços acadêmicos. Foi o maior evento (em número de participantes) da Gestão 2017/2018. 

     Confiantes com os resultados dos últimos projetos, foi dado o kick-off no mais ambicioso evento do Grêmio Estudantil: a I Conferência “A Juventude e o Futuro do Brasil”, que buscou debater o papel dos estudantes do CAp-COLUNI na construção de um novo país. O evento contou com as presenças ilustres da ex-secretária de Educação de Minas Gerais, Macaé Evaristo; do então professor da FGV/RJ Ivar Hartmann (LL.M. Harvard); do atual deputado federal, Tiago Mitraud; do fundador do Programa ProLíder e atual aluno de MBA no MIT, Wellington Vitorino, dentre outros palestrantes de Viçosa, Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro. O evento, que movimentou cerca de R$10 mil (em valores de 2018), foi patrocinado por várias empresas da cidade de Viçosa e contribuições da UFV e contou com público aproximado de 180 pessoas, em dois dias. Para se ter idéia do tamanho do evento, os horários das aulas do COLUNI foram alterados nos dois dias de evento!

    Após a Conferência, foi dado início ao processo eleitoral para a gestão de 2018 a 2019. Publicado o edital do processo eleitoral, comandado pela Presidente da Comissão Eleitoral e de Transição, Yara Schmidt. A Comissão foi formada por 6 discentes, eleitos pelos próprios estudantes, para fiscalizarem o processo eleitoral, juntamente à Coordenadora Pedagógica, Luiza Santana, e a Orientadora Educacional, Barbara Freitas.

     A então Diretora de Arte e Cultura, Rúbia Haikal, foi escolhida como sucessora à presidência do Grêmio e foi eleita, junto à chapa TransformAÇÃO, com 92,36% dos votos válidos.

Saímos com a sensação de dever cumprido. Não foi possível, por suposto, fazer tudo o que gostaríamos, nem conquistar todos os sonhos que tínhamos. Mas demos início a algo maior do que nós: uma ideia de movimento estudantil independente, forte e representativo no CAp-COLUNI/UFV. E nada é mais forte do que uma ideia cujo tempo chegou. 

FOTOS

 

 

 

 

 

 


Da esquerda para a direita: a Coordenadora Geral, Lídia Toledo; Wladmir Coelho, então Superintendente de Ensino Médio da Secretaria de Educação de Minas Gerais, e o Presidente, Cristóvão Borba. Cristóvão e Lídia representavam o COLUNI no Congresso da União Estadual dos Estudantes, realizado em Diamantina (ago.2017)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Saímos no jornal Folha da Mata, com o lançamento do COLUNI na RUA, em ação na Escola Municipal Padre Francisco José da Silva. Foram realizadas oficinas artísticas e a doação de livros para os alunos da escola (out.2017). 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

Da esquerda para a direita: a Diretora de Arte e Cultura, Rúbia Haikal; o Presidente Cristóvão Borba e o Diretor Estratégico, Matheus Maciel. Foto tirada na realização do primeiro torneio de vôlei do Grêmio (out.2017).

 

 

 

 

 


DebatesCOLUNI: a primeira edição discutiu a Reforma do Ensino Médio e seus impactos na educação brasileira, com foco no COLUNI, e contou com a participação de professores da instituição e da UFV. Da esquerda para a direita: o então professor de inglês do COLUNI, Renan Montico; a professora de sociologia Alessandra Tostes; a então professora de biologia Dandara Rêgo Muniz; a professora Joana D’Arc (DPE/UFV) e o Presidente Cristóvão Borba (out.2017)

 

Representantes da Diretoria Executiva do Grêmio participaram do Seminário CONDICAP sobre a reforma do Ensino Médio, que reuniu representantes dos colégios de aplicação de todo Brasil. Da esquerda para a direita: a Coordenadora Geral Lídia Toledo; o Diretor Estratégico Matheus Maciel; a professora Olinda Evangelista (UFSC), palestrante do evento; o Presidente Cristóvão Borba; a Diretora de Comunicação Sarah Lídice e a Diretora de Arte e Cultura, Rúbia Haikal (nov.2017)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Nota oficial do Grêmio do COLUNI, manifestando-se contra a mudança na Gincana de Confraternização, publicada na primeira edição do Jornal O Prisma (fev.2018)

 

 

I Fórum Social do Coluni, sobre “Homossexualidades no Ambiente Escolar”. O evento mobilizou todas as turmas, de todos os triênios (mai.2018). 

 


Equipe organizadora da I Conferência “A Juventude e o Futuro do Brasil” (jun.2018). 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


O evento contou com 18 palestrantes e mais de 180 participantes nos dois dias! (jun.2018)

 

 

 

 

 

 

 


O Presidente Cristóvão Borba faz o discurso de encerramento da Conferência (jun.2018)

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

A Diretora de Arte e Cultura da Gestão 2017/18 foi escolhida como sucessora à Presidência do Grêmio. Na foto, momento da formalização da chapa, ao lado do Presidente Cristóvão Borba (jun.2018)

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Foto da troca de Gestão e Cerimônia de Posse da Chapa TransformAÇÃO (2018/19) . Da esquerda para a direita: Yara F. Schmidt, Jullia Gouveia, Anna Soares, Lidia R. Toledo, Sarah Lidice, Beatriz Gomes, Pedro Linhares, Lucas Mantovani, Iasmim Albino, Daniel Moura, Lawinia [confirmar sobrenome,Tathiana Ferraz, Marcos Moreira, Matheus Maciel. De mãos dadas, Cristóvão Borba e Rúbia Haikal.

bottom of page