top of page
Foto do escritorGrêmio Estudantil COLUNI

CAp Cinema - Recomendações do mês

Escrito por: Daniel Rubinger


Filmes para celebrar o Dia da Consciência Negra (20/11)

LANÇAMENTO NACIONAL Marighella (2019)

DISPONÍVEL EM: (Restrito) ELENCO: Seu Jorge, Bruno Gagliasso, Bella Camaro. GENERO: Drama, História.

Marighella é dirigido por Wagner Moura, conhecido por sua atuação como o personagem Capitão Nascimento em “Tropa de Elite”. O filme encena a história real do político guerrilheiro Carlos Marighella, um dos maiores organizadores da luta armada no período da ditadura militar brasileira, chegando até a assumir a posição de “inimigo número um” do regime. No papel estrela o compositor e ator Seu Jorge, cuja escalação possui uma história intrigante. Originalmente o personagem seria interpretado por Mano Brown, que possuía um físico e tonalidade de pele semelhantes ao verdadeiro Marighella. No entanto, após rejeitar, MB sugeriu Seu Jorge para substituí-lo, este de pele mais escura. Uma das intenções por trás dessa escolha se deu por conta do famoso “embranquecimento histórico”, a tendência de mostrar figuras negras como mais brancas do que realmente eram. MB procurou causar um efeito reverso, onde uma figura de pele clara é interpretada por um ator de pele mais escura, ainda mantendo a sua etnia e acurácia histórica. O filme teve diversos problemas de lançamento, tendo sofrido forte boicote por parte do governo Bolsonaro para evitar que o filme passasse uma imagem ruim do governo militar e exaltasse uma figura “problemática”. Porém esse mês ele finalmente estreia nos cinemas, embora com acesso limitado.


Opinião do crítico Cláudio P. S. Eudônimo: “Ele Bão.”




SUCESSO DA CRÍTICA Judas e o Messias Negro (2021)

DISPONÍVEL EM: TeleCine e Prime Video ELENCO: Lakeith Stanfield, Jesse Plamons, Daniel Kaluuya GENERO: Drama, História.


Judas e o Messias Negro, de Shaka King, conta a história de como Bill O’Neal (Lakeith Stanfield) se infiltrou em comando do FBI na organização dos Panteras Negras e ocasionou a morte de Fred Hampton (Daniel Kaluuya), seu líder, em 1969. O filme é executado de forma primorosa ao estabelecer o cenário das lutas raciais em Chicago nos anos 60. Somos apresentados a diversos partidos e organizações, que possuem seus próprios objetivos, mas que ainda sim são ligados pela busca da igualdade independentemente dos métodos usados por cada um para alcança-la. As atuações são excelentes, especialmente por parte do duo de protagonistas. A trama é bem amarrada e contada, expondo essa história real que é conhecida por poucos. O filme concorreu ao Oscar de 2021, vencendo as categorias de Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Canção Original


Opinião do crítico Cláudio P. S. Eudônimo: “Esse filme salvou meu casamento.”





SUCESSO INDEPENDENTE Corra! (2017)

DISPONÍVEL EM: Prime Video ELENCO: Daniel Kaluuya, Alisson Williams. GENERO: Terror, Mistério.


Do diretor Jordan Peele de “Nós”, Corra! Fala sobre o racismo impregnado na sociedade conservadora e como até mesmo Democratas “bonzinhos” podem guardar muito preconceito e complexo de superioridade dentro de si. O filme de ficção acompanha Chris (Daniel Kaluuya), que viaja para conhecer os pais de sua namorada. Rose alerta Chris dos comportamentos inusitados e constrangedores que seus parentes brancos apresentam em relação aos negros, porém nada podia tê-lo preparado para o que realmente encontraria naquela casa. Corra! É um filme assustador, satisfatório e agonizante, que transmite com maestria o sentimento de constrangimento, medo, incerteza e terror que Chris enfrenta, além de abordar temas como o racismo nos tempos atuais, e como ele ainda é muito presente apesar do que algumas pessoas dizem.

Opinião do crítico Cláudio P. S. Eudônimo: “Ué terror não era mês passado?”



26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page