Escrito por: Júlia Laurindo de Oliveira
A palavra “professor” significa “aquele que transmite conhecimentos ou ensinamentos para outrem”. Entretanto se trata mais do que isso; se trata de uma transmissão de sonhos, de vida, de experiências, de curiosidade.
Professores nos apoiam e incentivam dia após dia, o que vai muito além de seu trabalho. Lutam para salvar a educação. Pelo futuro e mudança do mundo.
Se dedicar para um bem coletivo (educação) em um país que não valoriza esse bem é um trabalho árduo, que está longe de ser dispensável. Precisamos dos professores, que sejam os nossos mestres.
A importância dos professores e seu valor para a sociedade é inquestionável. Em tempos de desestimulação um professor dá o suporte para alunos enxergarem possibilidades onde o mundo inteiro disse que não existiam (alusão a uma citação de Lídia Vasconcelos).
Uma profissão valorosa que torna possível todas as outras profissões. Parece clichê dizer isto, mas é verdade que em um país sem professores não pode haver um imperador.
Participar da formação intelectual e moral de crianças e adolescentes, fase do molde do caráter é um trabalho incontestavelmente valioso e admirável.
Parabéns aos nossos professores. 15 de outubro não é uma data a parte para parabenizá-los e mostrar nosso respeito. É mais uma data para refletir sobre a importância desses profissionais. Que como com as demais profissões, têm o seu valor e especial importância no mundo.
Convido a todos a lerem o poema Velhas Árvores do célebre poeta brasileiro Olavo Bilac.
As Velhas Árvores
Olha estas velhas árvores, — mais belas,
Do que as árvores mais moças, mais amigas,
Tanto mais belas quanto mais antigas,
Vencedoras da idade e das procelas . . .
O homem, a fera e o inseto à sombra delas
Vivem livres de fomes e fadigas;
E em seus galhos abrigam-se as cantigas
E alegria das aves tagarelas . . .
Não choremos jamais a mocidade!
Envelheçamos rindo! envelheçamos
Como as árvores fortes envelhecem,
Na glória da alegria e da bondade
Agasalhando os pássaros nos ramos,
Dando sombra e consolo aos que padecem!
Comments