top of page
Foto do escritorGrêmio Estudantil COLUNI

CAp Biblioteca #2

Escrito por: Fabiana Romão


É assim que acaba – Colleen Hoover

Gênero: Romance de amor, Ficção, Romance contemporâneo.




Sinopse: O romance mais pessoal da carreira de Colleen Hoover, É assim que Acaba discute temas como violência doméstica e abuso psicológico de forma sensível e direta. Em É assim que acaba, Colleen Hoover nos apresenta Lily, uma jovem que se mudou de uma cidadezinha do Maine para Boston, se formou em marketing e abriu a própria floricultura. E é em um dos terraços de Boston que ela conhece Ryle, um neurocirurgião confiante, teimoso e talvez até um pouco arrogante, com uma grande aversão a relacionamentos, mas que se sente muito atraído por ela. Quando os dois se apaixonam, Lily se vê no meio de um relacionamento turbulento que não é o que ela esperava. Mas será que ela conseguirá enxergar isso, por mais doloroso que seja? É assim que Acaba é uma narrativa poderosa sobre a força necessária para fazer as escolhas certas nas situações mais difíceis. Considerada a obra mais pessoal de Hoover, o livro aborda sem medo alguns tabus da sociedade para explorar a complexidade das relações tóxicas, e como o amor e o abuso muitas vezes coexistem em uma confusão de sentimentos.

Resenha de uma sofredora nata: É assim que acaba sem dúvidas é o meu livro favorito. Apesar do nome aparentar que o conteúdo é algo superficial, o livro é totalmente o contrário. Admito que não esperava tanto de um romance, mas, a forma como foi traçada a narração e o desenvolvimento da história, prendem o leitor durante todo o momento. De certa forma, conseguimos sentir as mesmas emoções da protagonista, nos apaixonamos junto com ela, assim como também sofremos.

Durante a leitura, sentimentos que você não sabia da existência irão surgir, ameaçar o seu equilíbrio e te puxar da sua zona de conforto. Afinal, temos a mania negativa de julgar a dor do próximo quando não a sentimos na pele, mas, e quando você também está enfrentando esse mesmo redemoinho de sensações, será capaz de julgar?

Não quero dar nenhum spoiler, mas preciso comentar sobre uma das minhas partes favoritas: a nota da autora. Sinto te informar, mas ela terminará de te desidratar, só nela você irá entender os motivos do livro ser tão profundo e emocionante.

Te prometo que, ao fechar esse livro pela última vez, você olhará o mundo e todas as situações ao seu redor com mais cautela. Pode parecer clichê (meio irônico para um livro de romance), mas você não será a mesma pessoa.

Se eu pudesse escolher algumas leituras obrigatórias para a vida, essa maravilhosa obra da CoHo com certeza estaria na lista. POR FAVOR, SE AVENTUREM NESSE UNIVERSO DE CATÁSTROFES, SUPERAÇÕES E EVOLUÇÕES, só não se esqueçam dos lenços (ou talvez dos baldes)!!! (inclusive, amo quando comentam sobre algum livro comigo, fiquem à vontade para me mandar mensagens no insta)

Aviso: o livro indicado acima pode conter cenas geradoras de gatilhos.



Maze Runner: correr ou morrer – James Dashner

Gênero: Romance, Ficção científica.





Sinopse: Ao acordar dentro de um escuro elevador em movimento, a única coisa que Thomas consegue se lembrar é de seu nome. Sua memória está completamente apagada. Mas ele não está sozinho. Quando a caixa metálica chega ao seu destino e as portas se abrem, Thomas se vê rodeado por garotos. "Bem-vindo à Clareira, fedelho."

A Clareira. Um espaço aberto cercado por muros gigantescos. Assim como Thomas, nenhum deles sabe como foi parar ali. Nem por quê. Sabem apenas que todas as manhãs as portas de pedra do Labirinto que os cerca se abrem, e, à noite, se fecham. E que a cada trinta dias um novo garoto é entregue pelo elevador.

Porém um fato altera de forma radical a rotina do lugar: chega uma garota, a primeira enviada à Clareira. E mais surpreendente ainda é a mensagem que ela traz consigo. Thomas será mais importante do que imagina. Mas para isso terá de descobrir os sombrios segredos guardados em sua mente e correr... correr muito!

Correr ou Morrer é o primeiro volume da saga Maze Runner, uma série que já conquistou milhares de fãs em todo o mundo. Escrita pelo americano James Dashner, é um thriller asfixiante, repleto de ação e suspense psicológico. Aclamado pela crítica como um dos melhores livros de 2009, chegou às telas dos cinemas em 2014 em uma adaptação da dos estúdios Fox.

Ponto de vista de uma possível fedelha: Se você despertasse dentro de um elevador com destino à uma clareira, rodeada por um labirinto, cheia de pessoas como você, sem memórias, sem um objetivo explícito e sem razões para continuar vivendo, o que faria? Thomas e seus amigos (alguns nem tão amigos assim) decidiram lutar.

Você deve estar se perguntando: lutar contra o que? Eu posso responder esse questionamento, mas com mais um: você não achou que o labirinto seria um lugar pacífico né? Bom...posso listar vários adjetivos para ele, mas com certeza “tranquilo” não estará na lista, principalmente se analisarmos o que acontece nele quando os gigantes portões da clareira se fecham.

“Ah, mas se eles vivem na clareira e os portões são fechados ao anoitecer, com o que se preocupar?” *spoiler* eu não disse que eles vão se fechar para sempre ou que ninguém vai tentar (ou simplesmente não ter escolha) passar uma noite na amigável casa do capeta (mais conhecida como labirinto) *fim do spoiler*.

O primeiro livro da trilogia Maze Runner guarda mais segredos do que você imagina. Como leitora e amante dos três livros (e dos três filmes), posso afirmar que você não irá se arrepender. A minha experiência pessoal com esse livro é muito especial, eu queria muito ter a oportunidade de lê-lo novamente, como se fosse a primeira vez, para aproveitar mais cada página, cada momento de felicidade, cada aflição.

Recomendação: não limite a sua imaginação durante a leitura de Maze Runner.



Um lugar bem longe daqui – Delia Owens

Gênero: Romance, Mistério, Ficção literária, Bildungsroman.





(Recomendo que você leia o livro sem ler a sinopse)

Sinopse: Por anos, boatos sobre Kya Clark, a “Menina do Brejo”, assombraram Barkley Cove, uma calma cidade costeira da Carolina do Norte. Ela, no entanto, não é o que todos dizem. Sensata e inteligente, Kya sobreviveu por anos sozinha no pântano que chama de lar, tendo as gaivotas como amigas e a areia como professora. Abandonada pela mãe, que não conseguiu suportar o marido abusivo e alcoólatra, e depois pelos irmãos, a menina viveu algum tempo na companhia negligente e por vezes brutal do pai, que acabou também por deixá-la.

Anos depois, quando dois jovens da cidade ficam intrigados com sua beleza selvagem, Kya se permite experimentar uma nova vida — até que o impensável acontece e um deles é encontrado morto.

Ao mesmo tempo uma ode à natureza, um emocionante romance de formação e uma surpreendente história de mistério, Um lugar bem longe daqui relembra que somos moldados pela criança que fomos um dia e que estamos todos sujeitos à beleza e à violência dos segredos que a natureza guarda.

A obra foi incluída no clube de livros de Reese Witherspoon, que posteriormente adquiriu os direitos de adaptação cinematográfica e vai produzir o filme com a Fox 2000.

Opinião de uma pessoa encantada pela natureza, assim como a Kya: Contado em duas linhas temporais distintas (passado e presente), Um Lugar bem longe daqui nos apresenta a história da guerreira Kya, que, ao ser abandonada pelos familiares quando ainda era uma criança, teve que aprender a viver sozinha, ou nem tão sozinha assim, se levarmos em conta a natureza.

O que mais me encanta nesse livro (e talvez o principal motivo dele estar presente na minha lista de favoritos) é a conexão da personagem principal com todo e qualquer elemento da natureza, desde o vento até espécies de aves. Durante toda a experiência literária, senti que Kya e a natureza se complementam, como partes de um todo que, pelas decisões de outras pessoas, se encontraram e voltaram a ser um inteiro, como um dia foram.

Kya Clark é a minha personagem favorita, no geral, por vários motivos diferentes, mas vou deixar essa descoberta para a sua leitura. A forma como ela se adaptou às adversidades que a vida lhe apresentou é de impressionar qualquer um, afinal, quem imaginaria que menina e natureza se juntaram para esconder um segredo?

Segredo esse que será desvendado no decorrer do desenvolvimento do livro, mas não pense que ele será o único, você pode até pensar que é, mas no final eu tenho certeza que uma solução para algo inesperado irá surgird, para finalizar o livro com uma pena caída de um pássaro muito raro.

Amizade, vagalumes, conchas do mar, areia, barcos, gaivotas, aves, livros e saudades...Um lugar bem longe daqui foi construído com inumeráveis bases, como um mix. Você está preparado para entrar nesse universo e se encantar assim como eu me encantei? Espero que a resposta seja “sim”, tenho certeza que um desejo pessoal meu se tornará nosso...*spoiler* o de um dia ter a cópia dos livros da Kya, ou pelo menos ter acesso a sua coleção de coisas inusitadas e interessantes *fim do spoiler*.



10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page