Escrito por: Beatriz de Oliveira Vieira
Com o fim do ano chegando, O Prisma decidiu fazer uma breve retrospectiva sobre a história do COLUNI para informar os novos embriões e matar um pouco da saudade dos vets que não pisam em solo colunense há quase dois anos (gatilho). Nossa escola tem 56 anos de história que marcou gerações.
Primórdios
O Cap-COLUNI foi fundado em 26 de março de 1965 sob o nome Colégio Universitário, ou COLUNI, e apenas oferecia o 3º ano do ensino médio (ou colegial, na época). Seu objetivo, em seu primórdio, era prover uma base educacional especializada para futuros alunos da então Universidade Rural de Minas Gerais, servindo como espécie de “meio termo” entre o nível médio e superior. Inicialmente, funcionava em um prédio cedido pelo Departamento de Engenharia Florestal.
Primeiro prédio do coluni (Acervo fotográfico - Cap-COLUNI)
Em 1982, passa a oferecer o colegial completo, modelo que conhecemos até hoje. Essa decisão foi tomada pela reitoria da UFV para regularizar o colégio, já que o sistema de “pré-vestibular” oferecido pelo colégio na época era ilegal. Portanto a grade curricular foi expandida, o processo de nomeação de diretores passou a ser por meio de eleições diretas pelos professores e houve a implementação de dedicação exclusiva para os mesmos. Por conta do maior número de alunos, o COLUNI passa a funcionar no prédio do Colégio Nossa Senhora do Carmo.
Uma breve história da gincana
Um aspecto muito importante para todos os alunos do COLUNI, é a gincana de confraternização, que acontece todo ano (salvo pelo ano de 2021, por conta da pandemia ;-;) e tem o objetivo de incluir os novos alunos de maneira saudável, servindo como alternativa aos trotes, que muitas vezes são violentos.
Sua história começa, oficialmente falando, no final da década de 90. Existem, porém, registros de eventos similares que datam da década de 80.
Foto sem data de uma Gincana, no Recanto das Cigarras (Acervo Fotográfico - Cap-COLUNI)
A gincana é um aspecto muito importante da vida escolar do aluno do coluni, e traz um grande sentimento de pertencimento no colégio e de acolhimento, que é tão necessário especialmente para os alunos que estão se mudando para viçosa, saindo de casa pela primeira vez.
Gincana Atual (Wikipedia)
A aplicação do Colégio de Aplicação
Em 1988, foi instituída uma nova comissão pela Coordenação de Ensino Pesquisa e Extensão da UFV com o objetivo de “definir o papel do Colégio Universitário dentro da estrutura da universidade e na região de Viçosa, propor maneiras de articular ações do COLUNI com as da universidade e as da região e estabelecer a política de treinamento do corpo docente”. Esse propósito de ser “um paradigma para o ensino da região” é a principal razão para a transformação do Colégio Universitário em um Colégio de Aplicação, que destina-se à aplicação de técnicas e metodologias educacionais que visam a excelência em Educação.
A ideia da transformação em um colégio de aplicação foi extremamente polêmica quando inicialmente introduzida e gerou discussões por quase uma década até que, em 2001, passou a ser de fato um Colégio de Aplicação. O COLUNI oferece hoje vários projetos de integração com outros departamentos da Universidade como as monitorias dadas por alunos de diversos departamentos, projetos culturais como o Comida y Arte, que envolve o departamento de Letras, entre outros.
Conclusão
A história de nosso colégio é muito rica e extensa, se espalhando por gerações. Isso se deve pela dedicação constante dos corpos docente e discente que, apesar de várias adversidades, estão sempre empenhados em tornar o COLUNI um segundo lar para todos que pisam em seu chão. Apesar das circunstâncias atuais serem menos que ideais é importante lembrar que as pessoas fazem essa escola ser o que é, não o espaço ou a infraestrutura (apesar destes terem seu papel).
Comments