top of page
Foto do escritorGrêmio Estudantil COLUNI

Matéria especial para os zigotinhos que não foram aprovados

Escrito por: Júlia Laurindo


Fazer uma prova, um concurso e até um teste pode ser perturbador. Assim é um exame de seleção para um colégio de aplicação.

De certa forma sentimos pressões e expectativas que nos são colocadas. Passamos muitas horas por dia estudando, dormimos menos, comemos menos (ou mais). Ficamos ansiosos, alheios ao mundo e aos acontecimentos.


Uma prova não deveria nos deixar assim; ter tanto controle sobre nós. Só nos evidencia a importância de aprendermos a gerir nossas emoções, termos disciplina e sabermos como estudar.


Agora, quem não foi aprovado, calma e alegria. Você fez o que pôde. Muitas vezes o esforço acaba sendo mais importante que o resultado. Não se cobre demais. Enxergue as coisas por uma nova perspectiva. Pense bem o que sente e tente conversar com alguém que tenha respeito mútuo. Não guarde para si algo que pode estar fazendo mal. Às vezes não sabemos o que é melhor para nós, e custa compreender.


Se organize. Separe um tempo para lazer, se sentir bem consigo, se empenhar em algum voluntariado, alguma causa talvez. Não estude apenas para escola e provas. Lembre-se que o resultado de apenas uma prova não define sua inteligência. Não define sequer seu conhecimento.


Algumas lutas podem ser lutadas por mais de uma vez.


Um "não" não é o fim dos tempos. Quantos "nãos" enfrentaram as pessoas de sucesso antes de chegarem onde estão? E quantos mais enfrentarão para progredirem?


Concentre suas forças nos trabalhos, na caminhada, na busca pelo conhecimento, pelo o que é bom.


Outras provas, concursos e exames de seleção virão. Muitas vezes algo que não esperávamos acontece para que voltemos aos trilhos.


43 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page