Escrito por: Adriano de Almeida
Gestor jurídico
Produtor cultural
Afroempreendedor
Idealizador da plataforma
O dia da consciência negra foi instituída como forma de lembrarmos e homenagearmos Zumbi de Palmares, mártir da luta negra pela libertação dos escravizados.
Essa data é muito importante para que haja uma conscientização social de que os problemas relacionados a escravidão não foram resolvidos e isso causa um atraso gigantesco em toda nossa sociedade até os dias atuais.
Pois problemas relacionados ao racismo não é um problema do negro e sim do Branco com o Negro.
O racismo é como um câncer nessa sociedade que precisa ser extirpado; porém para que isso ocorra é necessário uma mudança de pensamento social e que seja assumida a existência de uma estrutura racista. A partir daí se discutam formas de combatê-la e com isso haverá uma evolução, caso isso não ocorra estamos fadados ao fracasso enquanto nação!
O dia da Consciência Negra tem como um de seus objetivos lembrar a sociedade acerca da gigantesca desigualdade social existente em uma população majoritariamente negra e mestiça, que se orgulha dessa miscigenação mesmo que ela tenha surgido da cultura do estrupo de negras e indígenas, e traz a tona discussão sobre a busca pela EQUIDADE.
Para que assim tenhamos uma sociedade mais justa e igualitária, onde todos não sejam vistos pela cor da pele e sim pela humanidade que há em cada um!
Pois quando se precisa de um transplante de órgãos, transfusão de sangue ou algo do tipo não se pergunta qual a cor do doador. Então por que a cor é tão importante para que a pessoa acesse serviços e benefícios que lhes são garantidos por lei?
Dia da consciência negra é para isso, para fazer aflorar a humanidade nas pessoas, principalmente a daquelas que dizem deveria ser dia da consciência humana. Se consciência humana existisse não haveria necessidade de dia da Consciência Negra.
Comments